La Femme


Home > Notícias > Recorrência do câncer de mama pode estar ligada ao consumo de bebida alcoólica

Recorrência do câncer de mama pode estar ligada ao consumo de bebida alcoólica

Pesquisadores da Kaiser Permanente alertam: perigo maior está em mulheres na menopausa e acima do peso

Por: Assessoria de Comunicação

O consumo de álcool está associado a reincidência do câncer de mama. É o que revela a mais recente descoberta dos pesquisadores da Kaiser Permanente, em Oakland, Califórnia, divulgada no último dia 10. De acordo com os cientistas, mulheres na menopausa que ingerem três ou quatro doses semanais de bebida alcoólica apresentam maior probabilidade de retorno da doença, principalmente as que estão acima do peso.

Entre 1997 e 2000, os pesquisadores estudaram 1,9 mil mulheres sobreviventes de tumores de mama invasivos em estágio inicial. As participantes relataram o nível de consumo de álcool por meio de um questionário com informações sobre o uso de alimentos e bebidas. As que bebiam três ou quatro doses por semana tiveram aumento de 30% no risco de retorno do câncer de mama.

Segundo os cientistas, o resultado não expôs vulnerabilidade em mulheres que consumiam menos de meia dose por dia, bem como qualquer relação com a recorrência do câncer. Outro fator relevante divulgado na pesquisa, é que quanto mais álcool as mulheres ingeriam, maior era a reincidência da doença.

Os pesquisadores alertaram também que outros estudos já haviam constatado que o processamento do estrogênio no organismo é alterado quando há ingestão de álcool e que a relação da doença com a bebida é porque a alimentação de diversos tumores de mama é baseada no estrogênio.

O mais comum entre as mulheres, o câncer de mama é o segundo mais freqüente no mundo, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer). Devido ao diagnóstico tardio as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. Sua incidência é relativamente rara antes dos 35 anos. Além do autoexame, a mamografia, pelo menos a cada dois anos, para mulheres de 50 a 69 anos e o exame clínico anual para mulheres de 40 e 49 anos, são recomendações para detectar a doença precocemente.

Leia também

Veja outras notícias